Logotipo simoes_pires
Foto CIESP Jundiaí reúne quase 100 profissionais para debater mercado de fretes e os impactos da Reforma Tributária
Header Grafismo

Publicações

CIESP Jundiaí reúne quase 100 profissionais para debater mercado de fretes e os impactos da Reforma Tributária

23/06/2025 - Na mídia

Foto CIESP Jundiaí reúne quase 100 profissionais para debater mercado de fretes e os impactos da Reforma Tributária

CIESP | Cíntia Souza – São Paulo | 18/06/2025 | João Casalatina

Nesta terça-feira, 18 de junho, o Departamento de Comércio Exterior (COMEX) do CIESP Jundiaí promoveu mais uma reunião com ampla participação — cerca de 100 profissionais, entre presenciais e remotos — para debater os temas mais atuais que impactam diretamente a rotina de empresas que atuam no comércio internacional. A reunião foi coordenada por Cileide David, diretora adjunta de COMEX, com a participação remota de Márcio Ribeiro Julio.

Abrindo a programação, a palestra sobre o mercado de fretes foi conduzida por Rodrigo Steffanoni e Verena Zaghetti, gerentes comerciais da Task Logistics (Alphaville e Rio Claro, respectivamente). Verena trouxe dados atualizados sobre o crescimento do fluxo global pós-pandemia e destacou os desafios do setor, como atrasos, indisponibilidade de equipamentos, greves e congestionamentos em portos e aeroportos — fatores que aumentam os riscos e impactam o cliente final. “O fluxo do comércio global ganhou mais tração após a pandemia. Um crescente de operações: em janeiro de 2025, o Porto de Santos operou 460 mil TEUS (12% a mais se comparado com o mesmo período de 2024”, anunciou.

 


João Casalatina: Líder da área de Comércio Exterior no Simões Pires

 

Rodrigo apresentou soluções logísticas oferecidas pela empresa, abordando diferentes tipos de frete para cargas secas e estratégias para mitigar os impactos logísticos. Entre os destaques estão a diversificação de rotas, otimização de embarques e planejamento com previsibilidade. Eles também compartilharam as principais tendências para o segundo semestre de 2025, com cenários específicos para China, EUA, Europa, Argentina e Ásia.

Em seguida, João Casalatina, da Simões Pires, abordou a Reforma Tributária no Comércio Exterior, chamando atenção para impactos que vão além dos impostos. Ele ressaltou a importância do planejamento tributário diante das mudanças, e apresentou simulações que demonstram variações na carga tributária que podem ultrapassar os 30%. “A expectativa de novos prazos de pagamento pode gerar ganhos de até 50 dias de fluxo de caixa para as empresas”, alertou.

Casalatina também reforçou a relevância crescente do programa OEA e recomendou a análise da troca de modal logístico, do marítimo para o aéreo, considerando custos como AFRMM, armazenagem e taxas portuárias. “O AFRMM e as demais despesas portuárias passam a ser um grande fator decisivo na estratégia das empresas. Hoje ele está em 8% do valor do frete internacional mas vale lembrar que até pouco tempo atrás era 25%”, alertou.

O encontro contou ainda com a participação de Elson Isayama, presidente do Sindasp, que reforçou a importância da adaptação ao Portal Único e anunciou o evento online do dia 24 de junho com representantes da ANP e do MCTI, voltado aos novos procedimentos de importação com anuência. A live será transmitida pelo YouTube.

Fechando a programação, Dr. Diego Joaquim apresentou a legislação vigente no período de maio e junho, abordando alterações tarifárias, medidas de defesa comercial e mudanças em NCMs. Destacou ainda a suspensão da greve dos auditores da Receita Federal — determinada por decisão judicial — e o decreto que amplia o acordo automotivo entre Brasil e Argentina. “A suspensão da greve dos auditores da Receita Federal. Vale ressaltar que a suspensão da greve não foi por atendimento às exigências dos profissionais e sim por ordem do STJ, o que acreditamos que vai continuar impactando o dia a dia das empresas.”, comentou.

Cileide David, diretora adjunta de Comércio Exterior reforçou a importância da participação dos profissionais da reunião e convidou a todos para participar de forma presencial. “Lembrando nossa próxima reunião será em agosto. A programação dos nossos encontros são pensadas com temas atuais e estratégicos, reforçando o papel do CIESP Jundiaí como referência regional no apoio e capacitação e atualização dos profissionais de comércio exterior”, comentou.

Veja também: Tributo maranhense baseado em ‘jabuti’ abre brecha para ‘contribuições especiais’
VOLTAR

Publicações relacionadas

VER TODAS
Foto Simões Pires inaugura nova unidade em BH
Grafismo Header Home

Simões Pires inaugura nova unidade em BH

01/01/1970 - Na mídia

Foto Brasil em primeiro lugar… em carga tributária
Grafismo Header Home

Brasil em primeiro lugar… em carga tributária

01/01/1970 - Artigo

Foto Estimativas superestimadas e paralisação colocam Carf na mira para reestruturação
Grafismo Header Home

Estimativas superestimadas e paralisação colocam Carf na mira para reestruturação

01/01/1970 - Na mídia